Quantos vêem a Chicca Maria

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

# 216 O meu dia!


Pois é! Eu sou canhota. E hoje é o meu dia.
Representamos entre 5 a 15% da população mundial.
O porquê se sermos canhotos: cérebro divide-se em dois hemisférios - o direito e o esquerdo. Cada um deles controla os movimentos da parte oposta do corpo: assim, os gestos que fazemos com a mão esquerda, o pé esquerdo e o olho esquerdo são controlados pelo hemisfério direito, enquanto que os movimentos do lado direito do corpo são regulados pelo hemisfério esquerdo.
Uma vez que a maioria das pessoas são destras, o hemisfério que predomina é o esquerdo. Nos canhotos é o hemisfério direito que lidera. Isto acontece devido a um cruzamento das fibras nervosas.

Canhotos famosos: 

Einstein, Bill Gates, Newton, Leonardo Da Vinci, Barack Obama, Hilter, Hugo Chávez, Fidel Castro, Oprah Winfrey.

Descobri que muitos presidentes norte americanos são canhotos: Bill Clinton, George W. Bush, Gerald Ford, Hoover, Truman, James Garfield, Ronald Reagan e Barack Obama.

Toda a minha vida senti uma espécie de discriminação. Não é que as pessoas me apontassem o dedo ou fizessem algum tipo de comentário, mas sim a falta de algum material na escola: cadeiras, tesouras. Nunca pensam nos canhotos. Por exemplo os computadores têm o teclado numérico no lado direito.
Tive de aprender a usar o rato do pc com a mão direita (hoje consigo usar as duas mãos) e as mudanças do carro.
Houve alturas na minha adolescência que ficava irritada, mas acho que hoje já não ligo.
Gosto de ser canhota.





1 comentário:

  1. Também nasci canhota mas na primária aprendi a escrever também com a direita numa altura em que aleijei-me no braço esquerdo. Por acaso nunca tive difilculdade em usar a direita para usar as tesouras, teclado, ratos ... praticamente só usava a esquerda para escrever! Para escrever no quadro ou jogar futebol sempre usei o lado direito! Sou uma pessoa estranha, eu sei. :P

    Bjokas

    ResponderEliminar